sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Metáforas dos Ambientes Interativos de Aprendizagem


NOSSO DESAFIO


Fazer uma proposta de um plano de criação de um ambiente interativo de aprendizado, que tenha como foco o Recurso B da demanda de serviço. A proposta deverá ser simples e inovadora: escolha uma das metáforas dos Ambientes Interativos de Aprendizado apresentadas anteriormente e descrever uma atividade de aprendizado correspondente.



A ESCOLA: FOCO DE NOSSO DESAFIO

Fomos informados que a escola que solicitou o serviço está iniciando um processo de instalação de seus primeiros cursos a distância. A referida Escola tem como perfil estar localizada numa região que inicia um processo significativo de desenvolvimento de empresas nas áreas de siderurgia e mineração. E em função dessa oportunidade a Escola tem nos seus planos de ação estratégica a oferta crescente de cursos à distância, em todos os níveis: graduação, pós-graduação e extensão.
Fazendo parte da equipe que desenvolve a proposta optei pelo tema “ O uso da tecnologia na educação”, o qual será desenvolvido aqui utilizando as metáforas mmmm dos Ambientes Interativos de Aprendizado

METÁFORAS ESCOLHIDAS PARA A PROPOSTA: FOGUEIRA E VIDA

     FOGUEIRA (contato com o mestre ao redor da fogueira)
Metáfora da Fogueira: o contato com aquele que detém o poder do conhecimento já existe há muito tempo. Grupos se organizavam ao redor de uma fogueira em noites frias para conversarem e refletirem sobre diversos assuntos, tendo sempre alguém que comandava e partilhava conhecimentos acerca da temática ou mesmo para contar uma simples história para os ouvintes que ali se encontravam. O local da fogueira era considerado um local sagrado e com ares de mistério onde os participantes interagiam e buscavam novos conhecimentos.

     A VIDA
Metáfora da Vida: O contato com a realidade e o envolvimento com o mundo são as formas mais eficazes de se ter experiência com aquilo que procura. Na busca do conhecimento, o contato com a realidade permite a experimentação do desconhecido e a apreensão do conhecimento, o que antes ainda era algo imaginário torna-se real. Contextualizar é problematizar. É uma forma de abordar o assunto utilizando alguma atividade em que se resgatem os conhecimentos prévios e as informações, criando-se, assim, um contexto que irá dar um "significado" ao tema em questão, justificando e convidando à reflexão com perguntas para promover o interesse e desafiando seus conhecimentos.

PROPOSTAS

Baseado na Metáfora da Fogueira: proponho a utilização de vídeos pré-selecionados e disponibilizados pelo Youtube onde será abordado o uso da Internet pelos alunos, suas vantagens e desvantagens na educação. Posteriormente os participantes seriam convidados a sentarem-se em círculo tendo um mediador para conduzir as discussões acerca dos vídeos assistidos. Para facilitar a troca de informações e enriquecer o aprendizado, os participantes se dividirão em grupos e cada grupo encenará uma situação abordando o uso das tecnologias na educação, remetendo para o grupo a problemática discutida.

Baseado na Metáfora da Vida: proponho que os participantes busquem links na Internet que discutem o uso das mídias sociais como compartilhamento de informações e conhecimentos para os alunos de EAD. Outra atividade será a participação em chats entre professores, diretores e coordenadores de curso presencial e a distância discutindo sobre o que se espera de alunos e professores diante do mundo de informações disponível na Internet. Essa interação e a possibilidade de expor suas opiniões a distância facilitam a dinâmica, a troca de experiências, o esclarecimentos de dúvidas, além de colocar os participantes no lugar do aluno de EAD.

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