NOSSO DESAFIO
Fazer
uma proposta de um plano de criação de um ambiente interativo de aprendizado,
que tenha como foco o Recurso B da demanda de serviço. A proposta deverá ser
simples e inovadora: escolha uma das metáforas dos Ambientes Interativos de
Aprendizado apresentadas anteriormente e descrever uma atividade de aprendizado
correspondente.
A ESCOLA: FOCO DE NOSSO DESAFIO
Fomos
informados que a escola que solicitou o serviço está iniciando um processo de
instalação de seus primeiros cursos a distância. A referida Escola tem como
perfil estar localizada numa região
que inicia um processo significativo de desenvolvimento de empresas nas áreas de
siderurgia e mineração. E em função dessa oportunidade a Escola tem nos seus
planos de ação estratégica a oferta crescente de cursos à distância, em todos
os níveis: graduação, pós-graduação e extensão.
Fazendo parte da equipe que desenvolve a
proposta optei pelo tema “ O uso da tecnologia na educação”, o qual será
desenvolvido aqui utilizando as metáforas mmmm dos Ambientes Interativos de
Aprendizado
METÁFORAS ESCOLHIDAS PARA A
PROPOSTA: FOGUEIRA E VIDA
FOGUEIRA (contato com o mestre ao redor da
fogueira)
Metáfora da Fogueira: o contato com aquele que detém o poder do
conhecimento já existe há muito tempo. Grupos se organizavam ao redor de uma
fogueira em noites frias para conversarem e refletirem sobre diversos assuntos,
tendo sempre alguém que comandava e partilhava conhecimentos acerca da temática
ou mesmo para contar uma simples história para os ouvintes que ali se
encontravam. O local da fogueira era considerado um local sagrado e com ares de
mistério onde os participantes interagiam e buscavam novos conhecimentos.
A VIDA
Metáfora da Vida: O contato com a realidade e o envolvimento com o
mundo são as formas mais eficazes de se ter experiência com aquilo que procura.
Na busca do conhecimento, o contato com a realidade permite a experimentação do
desconhecido e a apreensão do conhecimento, o que antes ainda era algo
imaginário torna-se real. Contextualizar é problematizar. É uma forma de
abordar o assunto utilizando alguma atividade em que se resgatem os
conhecimentos prévios e as informações, criando-se, assim, um contexto que irá
dar um "significado" ao tema em questão, justificando e convidando à
reflexão com perguntas para promover o interesse e desafiando seus
conhecimentos.
PROPOSTAS
Baseado na Metáfora da
Fogueira: proponho a
utilização de vídeos pré-selecionados e disponibilizados pelo Youtube onde será
abordado o uso da Internet pelos alunos, suas vantagens e desvantagens na
educação. Posteriormente os participantes seriam convidados a sentarem-se em
círculo tendo um mediador para conduzir as discussões acerca dos vídeos
assistidos. Para facilitar a troca de informações e enriquecer o aprendizado,
os participantes se dividirão em grupos e cada grupo encenará uma situação
abordando o uso das tecnologias na educação, remetendo para o grupo a
problemática discutida.
Baseado na Metáfora da Vida: proponho que os participantes busquem links
na Internet que discutem o uso das mídias sociais como compartilhamento de
informações e conhecimentos para os alunos de EAD. Outra atividade será a participação
em chats entre professores, diretores e coordenadores de curso presencial e a
distância discutindo sobre o que se espera de alunos e professores diante do
mundo de informações disponível na Internet. Essa interação e a possibilidade
de expor suas opiniões a distância facilitam a dinâmica, a troca de experiências,
o esclarecimentos de dúvidas, além de colocar os participantes no lugar do
aluno de EAD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário